Seguidores

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

XI ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS

Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu na comunidade de Piquiá, município de Açailândia, diocese de Imperatriz, a XI Romaria da Terra e das Águas do Maranhão e teve como tema: “Terra, água, direitos: resistir, defender, construir”, e o lema “Precisamos destruir as forças que destroem o planeta” (cf:. Ap. 11, 18 c) . Cerca de 10.000 pessoas estiveram presentes neste grande evento da Igreja maranhense organizado pelo Regional Nordeste V da CNBB.

Iniciou por volta das 21:00 com a acolhida das dioceses; as 21:30 abertura oficial com a celebração Eucarística - ponto alto da Romaria - presidida por dom Gilberto Pastana, bispo de Imperatriz e presidente do Regional NE V da CNBB e concelebrada por nove bispos e mais de 70 padres e contou com a participação de mais de 10.000 pessoas.

Dom Xavier Gilles, destacou na homilia que este momento muito importante porque estamos celebrando a vida, pois “O caminho do Maranhão tem profundas raízes, mas tem também profundas marcas de sofrimento e de dor”, mas “o povo do maranhão é um povo guerreiro, um povo que não se cansa, um povo valente”.

Durante toda a noite, diversas manifestações das dioceses ajudaram na meditação e aprofundamento do tema da Romaria, mostrando a realidade de cada diocese e as lutas que se tem realizado em favor da vida plena para todos.

 
O tema foi escolhido para refletir o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 a partir da realidade concreta do povo maranhense. A romaria foi preparada durante um ano por uma equipe de trabalhos do Regional, que procurou envolver os fiéis na sua preparação a partir de um subsídio com quatro encontros para reflexão que foi realizado por grupos de rua em todo o estado do Maranhão. 

Pela manhã, houve a caminhada por cerca de 3 Km ao longo da BR 010 rumo à Pequiá de Baixo. O cerramento deu-se após a leitura do manifesto final - documento realizado pela CNBB regional NE V e comissão ligada ao combate à poluição do meio ambiente. 
Dom Gilberto com os demais bispos deram a bênção e o envio ao povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário