Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

XI ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS: Carta de Agradecimento




Cristo ressuscitado caminha no meio de nós

A Diocese de Imperatriz agradece de coração a todos os participantes à 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão: bispos, padres, religiosos e religiosas, cristãos católicos comprometidos nas comunidades eclesiais e nos movimentos sociais.Nos dias 10 e 11 de setembro, vivemos no Piquiá/Açailândia uma autêntica experiência de fé e encontro com Cristo ressuscitado. “Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”, disse o Senhor que venceu a morte. Referia-se, acreditamos, ao fim desse mundo de injustiças e à nova criação de um Reino de partilha e harmonia entre todas as criaturas. 

A Romaria da Terra e das Águas foi mais um pedacinho na construção desse novo mundo, em que a Igreja acredita que nasce e cresce a partir dos pequenos e excluídos. Foi muito bonito escutar a nossa voz, voz do povo de Deus, vindo de todos os cantos do Maranhão; dançar ao ritmo do xote das quebradeiras de coco, das músicas indígenas e quilombolas, dos repentes criados pelas pequenas comunidades rurais.Gritos de denúncia e sonhos de vida foram celebrados com intensidade pelos dez mil romeiros presentes na Romaria.
A celebração eucarística foi profunda, participada, cheia de vida. A marcha até o Piquiá de Baixo entrelaçou a denúncia profética de um sistema que gera impactos e poluição e a esperança de um povo que apesar de tudo nunca deixa de caminhar, com a cabeça erguida: “Estou vendo tudo, não fico calado pois eu não estou mudo!” – cantavam os romeiros e romeiras.A todo, vai nosso profundo agradecimento: juntos sentimos que Jesus de Nazaré caminha e vive também pelas estradas do Maranhão, ao lado de um povo que sabe o que quer e tem direito de ser escutado e respeitado.Nossa fé fortaleceu-se, a união das comunidades e dioceses do Maranhão estreitou-se ainda mais. Essa Romaria, como sempre dissemos, não se limita a um evento, mas se insere num processo que vem de longe e nos convida, agora, a não trair os sonhos e as expectativas que acendemos no coração de tantas comunidades, povos e pessoas.Ao regressarmos às nossas casas e comunidades, possuídos da chama que nos animou, ilumine nossas lutas e resistências do dia-a-dia e continue a brilhar mais e mais vezes em eventos bonitos e intensos como esta Romaria que acabamos de celebrar.Com muita gratidão nos despedimos de cada romeiro e romeira. Que a saudade de novos encontros nos mantenha vivos e nossa amizade perdure nessa caminhada com o Senhor ressuscitado!

Dom Gilberto Pastana
Bispo Diocesano de Imperatriz, 
13 de setembro de 2011

Fonte: Blog da Diocese de Imperatriz:

Nenhum comentário:

Postar um comentário