Seguidores

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

QUARTA DE PAZ

Aconteceu ontem (17/08) no centro de convenções Odylo Costa Filho - Praia Grande - a quarta de paz. Este semestre as discussões estarão voltadas para a cidade de São Luis, tendo em vista as comemorações dos 400 anos. Os palestrantes foram a professora Antonia Mota do departamento de História da UFMA e o pe. João Maria Vandame. Ambos falaram sobre a história do Maranhão. A professora falou especificamente sobre as irmandades religiosas e o pe. João Maria, sobre a gênese, esplendor e evangelização do Maranhão - tema da quarta de paz.



Duas grandes palestras marcam o retorno das quartas de paz em São Luis. A professora Antonia Mota falou sobre as irmandades religiosas que, segundo ela, são associações de leigos que se juntam em um vínculo de solidariedade. Dentre essas irmandades destacam-se a da Santa Casa de Misericórdia e a irmandade do Santíssimo Sacramento.
O pe. João Maria Vandame  fechou a noite proferindo a palestra Gênese, esplendor e evangelização.


Sobre a Gênese, o padre destacou que antes da invasão européia havia muitas comunidades indígenas, com uma civilização aproximadamente de 10.000 anos. Não obstante, antes da data oficial da posse do Maranhão, foram diversas as tentativas de colonização desde 1530, época em que o Brasil foi repartido em capitanias hereditárias.



O Esplendor dar-se quando grandes fábricas de produção têxtil se instalam no Estado no início do século XIX. Há um grande contraste entre uma parte rica e outra paupérrima.
O esplendor da Igreja é fruto do esplendor da economia, por isso, nesse período inicia a construção das Igrejas que nada tem haver com a missão, mas servia como sinal de poder, para manifestar a presença da Igreja instituição, comenta o padre João Maria.

A Evangelização não tem como princípio a instituição, mas o evangelho e seus ensinamentos de justiça, paz, misericórdia, partilha, etc, de modo a manifestar-se no sincretismo religioso existente desde cedo no estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário