Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PROJETO QUARTAS DE PAZ REALÇAM SÃO LUIS


A comissão arquidiocesana de justiça e paz iniciou nesta quarta feira mais uma etapa do projeto quartas de paz. Este semestre as palestras se voltarão para tratar do tema "cidade de São Luis".
Por isso, o portal de notícias da comissão justifica informa o porquê da escolha do tema. 

Eis o texto:
  
17 de agosto: voltam as “Quartas de Paz” no Centro Odylo Costa, filho
Porque dedicar o 2° semestre das Quartas de Paz à cidade de São Luís?
A violência que grassa, na cidade de São Luís, não escolhe bairros, não tem hora para acontecer e não respeita os espaços mais dignos de recolhimento.
Difícil era se imaginar que, durante uma celebração da Santa Missa, pudéssemos compartilhar nossa atenção com assaltantes que chegam silenciosos para levar bolsas e pertences dos fiéis que precisam manter a serenidade diante do inusitado. E não se limitam a pequenos assaltos, mas eles chegam nas madrugadas, arrombam os templos e fazem a festa.
O Centro Histórico de São Luís é o alvo preferido para essas ações e, como resposta, é impossível a celebração de missas nos finais de semana, principalmente. Não que os assaltos não ocorram, à luz do dia, durante a semana, nos horários mais movimentados.
 Essa triste realidade golpeou nossa Igreja, quando dois jovens tiraram a vida do seminarista Mario Dayvit, quase em frente à Igreja de São Pantaleão e na porta da casa de seus pais, no dia 4 de julho de 2010.
Mas a violência contra esta cidade, que tem suas ruas e casarões impregnados da história de povos que aqui viveram e deixaram, em cada construção, o seu suor e as suas dores, inquieta segmentos que se organizam para revitalizar esta cidade, patrimônio histórico da humanidade. O abandono de seu acervo material e imaterial sacudiu a Comissão Justiça e Paz e colocou,  na programação das Quartas de Paz deste segundo semestre, o tema “ A CIDADE SÃO LUÍS” e a Campanha São Luís + 400, com justiça e paz.
 O local será no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, considerando o tema deste 2° semestre e as discussões sobre os 400 anos da história desta cidade.
No dia 17 de agosto, as 19h30 teremos a abertura do semestre com o tema: Gênese, Esplendor e Evangelização de São Luís.
A badalada festa não poderá ser, apenas, um festa como tantas outras, mas suscitar nas pessoas que aqui vivem ou vêm desfrutar de sua beleza, cultura e história o sentimento de zelo e amor por esta cidade, patrimônio histórico da humanidade, sob pena de sofrermos a decepção de perda de tão honroso título. É preciso um momento de festa com olhar mais críticoA responsabilidade é de todos nós para dar vida a cada pedaço de chão e fazer retornarem, às janelas de seu casario, moradores que transmitam a alegria de bem morar, com dignidade, a fim de que seja possível outros 400 com justiça e paz.  (por Cecília Amim Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário