Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

OSIB - NE 5 REALIZA SIMPÓSIO SOBRE O DOCUMENTO 93 DA CNBB


A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil - OSIB NE 5 - realizou nos dias 04-06 de abril em parceria com o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA, um estudo do documento 93 da CNBB: Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. O evento contou com a participação de bispos do Regional, padres ligados à formação, professores, religiosos, religiosas, leigos e seminaristas do 4º ano de Teologia.

Durante os três dias de reflexão e estudo do documento, realizaram-se partilhas, preocupações, e, sobretudo, buscou-se um direcionamento unificado para a formação no Regional, tendo como base as novas Diretrizes.

O Arcebispo dom José Belisário da Silva Ofm, destacou a importância do documento para a formação, enfatizando o novo contexto em que vivemos e, portanto, as novas exigências à formação dos futuros presbíteros da Igreja em nosso regional.

Uma das grandes preocupações colocadas pelo documento e ressaltada pelos bispos e formadores é a "Que tipo de padres queremos? Para que tipo de Igreja?"
Por isso, destacava dom Carlo Ellena, bispo da diocese de Zé Doca, "é necessária a urgência na formação presbiteral".

Uma das intenções da OSIB regional NE 5 com este Simpósio é a partir do documento 93 da CNBB publicar um documento regional para abranger as nossas necessidades na formação.

O simpósio encerrou na tarde do dia 06 com a celebração da Eucaristia presida por dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá e concelebrada pelos reitores das casas de formação de nosso regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário