Seguidores

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CELEBRAÇÃO DOS 400 ANOS DE ICATU



"Icatu abençoada, pela Virgem Conceição, teus campos verdejantes, tuas águas cristalinas. Esta terra já foi palco de batalhas e grandes chacinas".

(Hino de Icatu).





Aconteceu no ultimo dia 25 de outubro a celebração de ação de graças pelos 400 anos da cidade de Icatu. Ela foi realizada na Praça Jerônimo de Albuquerque e contou com a presença de autoridades civis da cidade - prefeito, vereadores) ex-prefeito e representantes de associações; e de religiosos - pe Clemiltom Moraes (Paróquia do Cohatrac), Pe João Neto (São Raimundo Nonato - Campestre do Maranhão),Pe Trindade (Paróquia de Morros), Pe Antônio José (Paróquia de Cachoeira Grande) e Pe Hamilton (Paróquia de Rosário). 
Esta celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom José Belisário da Silva.Além dos reliogos estiveram presentes também representantes das paróquias acima citadas.


A celebração de Ação de graças teve início as 17h com o poema "Ave Maria Icatuense" do escritor e historiador local José Almeida.Durante a recitação do poema, o sino foi tocado seis vezes.
Logo após este momento, tivemos a entrada da bandeira de Icatu, ao som do refrão do Hino de Icatu: "Terra de sol ardente com rochedos e manguezais, murmurando as correntezas, tuas crôas e currais. Guerreiros amigos, tocai toré, elevemos sempre a Deus nosso amor, nossa fé".
No momento do Ato penitencial, foram realizados três pedidos de perdão: pela escravização dos negros; pela dizimação dos indígenas e pela omissão da Igreja.
A apresentação das oferendas ficou por conta das comunidades da região São Francisco - do entorno da matriz. Elas apresentaram aquilo que têm: frutos da terra e do trabalho; dons da vida, junto com o pão e o vinho para o Santo Sacrifício.
No final da celebração, o escritor e historiador, José Almeida, presenteou a todos com uma bela aula de história sobre a origem de Icatu, as missões aqui realizadas pelos padres Jesuítas, mostrando de que forma a história foi construída, de modo que, olhando pelo retrovisor do passado, não possamos repetir os erros que lá foram cometidos, mas caminhar sempre, olhando para o futuro, construindo-o desde já.
O Ilustrissímo prefeito José Ribamar Moreira Gonçalves, deu graças a Deus por este momento importante na vida de todos os icatuenses, pedindo forças e sabedoria para realizar bem seu mandato em prol do povo.
Por fim, o pe Luis Macêdo agradeceu a presença de todos e durante sua fala, ressaltou a necessidade e urgência na segurança, visto que a crimilidade vem crescendo de forma assustadora nos ultimos meses na cidade de Icatu. Também pediu medidas urgentes sobre as questões relacionadas ao tráfico de drogas, uma vez que a juventude hoje é a mais afetada por este mal. Por fim, enfatizou que a batalha que hoje devemos travar é contra as drogas, o desemprego, a prostituição juvenil e o extermínio dos jovens.






Nenhum comentário:

Postar um comentário