Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SÃO ENCONTRADAS 29 HOMILIAS INÉDITAS DE ORÍGNES

O teólogo grego Orígenes (Alexandria, 185 – Cesareia Marítima, 245) foi um dos Padres da Igreja que se destacou por sua erudição. Até agora se pensava que a maior parte de sua obra se havia perdido (como se pode ver na biblioteca da “Patrologia Latina”), mas uma filóloga italiana fez um achado que poderá mudar o estudo da história da Igreja. Com toda probabilidade, a descoberta feita pela filóloga italiana Mariana Molin Pradel, na Biblioteca Bayerische Staatsbibliothek, de Munique, é a descoberta do século
A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 12-06-2012. A tradução é do Cepat.



O L’Osservatore Romano indica que na tarde do dia 05 de abril passado, quinta-feira santa, estudando um código bizantino do século XI, o Monacense grego 314, Marina Molin Pradel se deu conta de que algumas homilias sobre os Salmos que estavam no código correspondiam às de Orígenes traduzidas para o latim por Rufino no começo do século IV. E imediatamente depois da Páscoa, ampliando sua pesquisa sobre o manuscrito, a estudiosa chegou à conclusão de que todas as 20 homilias contidas no código, até agora inéditas, são do grande intelectual cristão.
Na primeira metade do século III, Orígenes havia ditado uma série imponente de obras sobre o Saltério que logo tiveram uma influência decisiva sobre a exegese bíblica, tanto grega como latina. Mas, precisamente sua grande divulgação, após a condenação de 553, explica sua perda quase total, já na época.

Fonte: IHU Online.
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/510372-o-achado-do-seculo-29-homilias-ineditas-de-origenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário