Seguidores

sábado, 26 de maio de 2012

O PENTECOSTES NO ANTIGO ISRAEL E O NOVO PENTECOSTES NA IGREJA

 A Páscoa e o Pentecostes são as festas importantes do Antigo Testamento.
-         Porque os judeus celebram o Petencostes?
-         Porque eles atribuiram a Javé a chuva e a fertilidade, e os primeiros frutos.
Ao passar do tempo, foi associado a Páscoa ao Petencoste que se tornou a festa da renovação da Aliança de Deus com seu povo.
Dt. 16,9-12- associa a saída do povo do Egito. O Petencostes era uma festa que se celebrava nas casas, pouco depois passou a ser celebrada no templo com a presença do Sacerdote.


 Dt.34,22-24
Dt.26,3-10 – o Senhor nos fez sair do Egito...
As oferendas eram trazidas em honra a Javé. No século III a.C., a festa passou a chamar-se pentecostes = 50 dias depois da Páscoa; que foi perdendo o sentido da festa da colheita e dando lugar a festa  da Salvação.
No secúlo II a.C., recebe um novo significado, sendo associado a história da salvação. Pentecostes = recebimento da Lei no Monte Sinai. Isso em alguns templos dos fariseus e saduceus.
No ano 70 d.C., destruição do templo de Jerusalém, e apartir daí os cristãos passaram para outras cidades e começaram a difundir o cristianismo, dando ao Pentecostes um novo significado para os fariseus e saduceus dom da lei e se afastam da origem tribal e passam para um âmbito de templo. Neste periodo predominava a lei do puro/impuro e somente quem podia oferecer sacrifícios eram os  judeus puros “judeus e as que observavam as leis”. Os que não podiam oferecer sacrifícios eram os pobres, doentes, bárbaros, os não judeus e as mulheres no período fértil e período de amamentação.
Como com consequência da lei do puro e do impuro, começou a existir uma sociedade de exclusão.

Naquela época, Jerusalém era o centro daquela região e também o centro da exploração.
O pentecostes dos Apóstolos acontece em meio a esse contexto de exclusão social e religiosa. “ estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente veio do céu um ruído, como de um vento um vento impetuoso que encheu toda casa onde eles estavam. Viram aparecer línguas com de fogo que se repartiam e ia pousar sobre a cabeça de cada um deles”. At 2,2-3.
As primeiras comunidades cristâs um retorno a sua origem às origens da festa do Pentencostes. Atos 2,42-46;4-32-35, e volta a ser a festa da casa marcada pela solidariedade. O Pentencostes está presente desde o AT,mas não com a mesma denominação do Espírito Santo
RUAH- Femenino- grego. Gn, 2,7

VENTO= sopro de Deus = Espírito. Gn.1,2-4
                                                
                                           Força –Is.11,
                                           Destruidora- 2 ª  Sm.22,9
Fogo-devora, destrói
¨     Deus presente na criação.Gn1,2;2,7;
¨     Espírito dado aos reis, juízes, profetas. I Sm.11,6; Is.11,2;
¨     Espírito presente no exílio. Consequencia da desobediência de Deus.
¨     Também no pós-exílio
NO ANTIGO TESTAMENTO O ESPÍRITO DE DEUS TEM A FUNÇÃO DE:


                        
Ø Criar
Ø Animar
Ø Recriar
Ø Organizar
Ø Discernir
Ø Profetizar
Ø Libertar



No Novo Testamento também assume as mesmas funções e continua vivo e atuante nas comunidades. A missão de Jesus foi “pneumatológica”, missão conduzida pelo Espírito Santo, que assume três nomes:
Ø RUAH- Femenino
Ø PNEUMA- Neutro
Ø SPIRITUS- Masculino
O projeto de Deus é o projeto do além fronteira, que rompe cultura e seu Espírito vem para todos. E aparti da vinda nasce a Igreja e dar força aos Apóstolos que celebravam em catacumbas, agora saem as praças para denunciar.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário