Seguidores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

II SIMPÓSIO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PRESBÍTEROS DO MARANHÃO


No horizonte da formação dos presbíteros fez-se necessário iluminar cada ano. São luzes próprias de cada etapa. O itinerário formativo tem suas conquistas. Vitórias e crescimento que vamos observando na atitude de discípulos que querem se tornar missionários.

O seminarista, o escolhido de Deus vai crescendo, vai se formando adquirindo cada vez mais maturidade, equilíbrio e harmonia nas Cinco Dimensões da Formação: Humano-afetiva; Comunitária; Espiritual; Pastoral-missionária e Intelectual. Estas dimensões são essenciais para o presbítero bom pastor_ discípulo missionário. A vivência delas existencialmente a cada ano dar acesso ao grande ideal do formando: ser presbítero, totalmente consagrado ao Senhor e ao Reino.
A OSIB do Regional Nordeste 5, quer acolher a todos que DEUS chamou “à mais bela das vocações”, como dizia o santo Cura D’Ars. Por isso contempla da “Promoção Vocacional à Formação Permanente”. E agora fixemos o nosso olhar em Jesus o grande formador, ele que gradativamente foi esclarecendo, iluminando e aquecendo as mentes e os corações dos discípulos para a missão.
O Projeto é do Pai e para o Pai o qual se realiza na vida do formando, por isso é muito nobre. E o que faltar em literatura se completa na vida. Estas são diretrizes, pistas, orientações. Podemos ir além, porém, o essencial é comum a todos.

Pe. José Ribamar Cavalcante Lima
Presidente da OSIB – Reg. Nordeste 5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário