Com a celebração da Quarta feira de cinzas inicia-se solenemente o tempo quaresmal e estende-se até a Missa da ceia do Senhor, na Quinta feira Santa, na qual se inicia o tríduo pascal.
A Quaresma é um tempo especial para a oração, penitencia e caridade, no qual os fies trilham uma estrada de conversão vital no corpo e no espírito. Ela é ocasião propícia para viver e celebrar o mistério de Cristo, que pela Encarnação, assumiu a condição humana até as ultimas conseqüências; participando de nossos sofrimentos, experimentando nossas dores, e se comprometendo com nossa história.
Ela tem grande relevância na espiritualidade Cristão-Pascal, uma vez que, pelos exercícios de conversão, preparamos nossa vida para celebrarmos mais plenamente o Mistério Pascal de Cristo.
A imposição solene das cinzas é convite para a conversão a Deus e para a solidariedade com nossos irmãos e irmãs. Esse ritual é bastante comum. As cinzas representam o aniquilamento das coisas vivas. Por causa dessa dimensão, as cinzas tornaram-se, em tantas religiões um elemento natural de penitência e de conversão. Na tradição judaica, as cinzas são um convite à conversão e ao arrependimento. Nela, o ritual atua como convocação à mudança de vida. Nessa correlação o fogo representa a força divina que transforma os corações e renova a existência destruindo as forças do mal e trazendo vida nova.
A Quaresma é antes de tudo, um tempo de preparação para o tríduo pascal: Paixão-Morte-Ressurreição de Jesus Cristo. Pelos rituais litúrgicos rememoramos as agruras de Jesus, com forma de celebrarmos as nossas próprias dores e nos solidarizarmos com os sofrimentos dos povos. Assim, desde os primórdios a comunidade crista celebra os ritos de preparação ao ciclo pascal.
QUARESMA= 40 DIAS
- Sofrimento
- Esperança
- Volta ao pai
- Abandono.
O numero 40 é bastante simbólico, pois representa:
- A Aliança de Deus com Noé no dilúvio de 40 dias;
- A convocação de Moisés aos 40 anos;
- A permanência de Moisés por 40 dias no monte Sinai;
- Os 40 anos de permanência no deserto;
- Os 40 meses de pregação de Jesus;
- Sua permanência por40 dias no deserto;
- Os 40 dias após sua ressurreição, etc.
Portanto, diante dessa dimensão que a quaresma abrange é necessário destacar que ela é tempo propicio para o jejum, a penitência e a caridade. É tempo de realizar gestos concretos de santificação pessoal apontando caminhos para restauração de laços familiares. É também momento de abri o coração para a conversão e viver solidário com os maltratados da sociedade, praticando a justiça como expressões verdadeiras de nossos gestos de abstinência, oração e meditação nos mistérios da fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário