Aproximadamente duas mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar (PM), participaram ontem da missa campal de Corpus Christi, realizada na área externa da Catedral Metropolitana, no Centro de São Luís. A celebração reuniu representantes de todas as comunidades eclesiásticas da capital maranhense. A missa foi seguida da procissão de Corpus Christi pelas ruas do centro de São Luís.
A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva. Também participaram da celebração o arcebispo auxiliar dom Geraldo Dantas e aproximadamente 30 sacerdotes da Arquidiocese de São Luís, além de seminaristas, entre outros religiosos.
Durante a homilia de Corpus Christi, o arcebispo dom José Belisário reforçou, a partir da narração do episódio da multiplicação dos pães (Mt 14,13-21) feita por Jesus Cristo, a importância de se construir uma sociedade solidária. Ele afirmou que se o mundo pensasse de forma menos individual, várias mazelas sociais sejam evitadas. “Naquela ocasião, com a noite chegando, Jesus poderia adotar duas posturas. A primeira, individualista, dispersar a multidão. A segunda, a tomada por ele, foi totalmente diferente. Ele dividiu o pão. E nesse dia de hoje (Corpus Christi) Jesus convida para que nós nos unamos para conseguir alimento para todos”, declarou dom Belisário. “Apenas com essa postura (solidária) se materializou o milagre da multiplicação”, complementou.
A reflexão do arcebispo também tomou como base a Campanha da Fraternidade 2010, cujo tema foi “Fraternidade e Economia”, como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” e, nesse instante, salientou que todos que todos os cristãos precisam construir uma sociedade mais justa e menos entrelaçada a padrões regidos pelo capital. “O problema não é o dinheiro, mas o que sociedade faz com ele e o processo da exclusão relacionado a ele. A Santa Ceia é uma partilha mística e estamos celebrando a garantia de que, um dia, viveremos uma grande fraternidade” descreveu.
Notícia publicada no impresso O Estado do Maranhão.
Disponível em: www.arquidiocesedesaoluis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário