Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

MISSA DE UM ANO DE FALECIMENTO DE MARIO DAYVIT


A Paróquia São José e São Pantaleão, o Seminário de Teologia convidam voce e sua comunidade para a celebração de um ano da partida de Mario Dayvit que se realizará no dia 04 de julho as 19:00hs na Igreja de São Pantaleão - centro.

Pela manhã, acontecerá no tumulo a oração do Ofício Divino das comunidades - Ofício dos fiéis defuntos - e as 18:30hs o terço da paz motivado pelos seminaristas.
Logo em seguida acontecerá a celebração da Eucaristia.

Contamos com sua presença para mais este momento de fé e piedade cristã.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO CRIA NOVA PARÓQUIA DO MOROPÓIA


Os Párocos Solidários de São José de Ribamar, padre Cláudio Roberto e padre Gutemberg Feitosa, anunciaram a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São José de Ribamar. A decisão foi do arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, após consultar os Párocos Solidários e o conselho de padres da Arquidiocese.
Entre os motivos para a criação da nova paróquia, destacam-se dois: o melhorar o atendimento às comunidades, possibilitar que o Santuário de São José atenda ainda melhor os romeiros e devotos.
A nova paróquia, com sede no bairro do Moropóia, é um antigo sonho dos paroquianos e dos padres que trabalharam em São José de Ribamar.
A notícia trouxe muita alegria a todos, especialmente a senhora Maria de Nazaré Azevedo Costa, coordenadora da comunidade do Moropóa. Ela disse, estar emocionada por que tem certeza que Deus ouviu suas orações. Agradece aos párocos solidários pelo apoio constante.
Dom José Belisário nomeou como pároco da nova paróquia o padre Roney Carvalho, que atualmente trabalha na paróquia Divino espírito Santo, no bairro da Liberdade em São Luís.
A Criação da Paróquia e posse do novo pároco está marcada para o dia 17 de julho, domingo, às 19h.



Fonte: pascom São José de Ribamar

TESTEMUNHAS DE TESTEMUNHAS


Por ocasião da Romaria dos Mártires no mês de julho, dias 16 e 17, em Ribeirão Cascalheira, MT, publicamos aqui um texto de Pedro Casaldáliga recentemente publicado no boletim Alvorada da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Eis o texto.

O tema-lema da nossa Romaria dos Mártires deste ano de 2011 é TESTEMUNHAS DO REINO. O título mais abrangente e mais profundo que se podia escolher para uma romaria martirial. Dar a vida dando testemunho do Deus da Vida, da Paz, do Amor. Todos aqueles e aquelas que vão doando a sua vida, no dia a dia e a dão ‘de um golpe’, na hora final da sua caminhada, são testemunhas do projeto de Deus para a Humanidade, para o Universo; respondem com o que têm de melhor ao sonho de Deus, ao Reino, ao Reino de Deus.

Com essa duas palavras –«Testemunhas do Reino»– sintetizamos tudo o que se possa dizer de uma vida doada, de uma morte vivida. Na visão cristã mais tradicional essa morte é vivida pela Fe cristã. Os mártires que a Igreja reconhece oficialmente são mártires da Fé, da Moral cristã, do Evangelho, explicitamente: missioneiros tal vez, vítimas da caridade heróica, virgens radicalmente fieis ao divino Esposo. Numa visão cristã renovada, mais profunda, mais consoante com a Palavra e com a Vida, com a Morte e a Ressurreição de Jesus, são mártires todos aqueles e aquelas que dão sua vida na morte pelas causas do Reino, pela justiça, pela paz, pela solidariedade, pela ecologia, pela verdadeira promoção do próximo marginalizado. Jesus no Evangelho os define categoricamente: a prova maior do amor é dar a vida por amor. Nosso padre João Bosco deu a vida como missionário entre indígenas e camponeses e deu a vida para libertar a duas mulheres submetidas à tortura.

Nestes dias é notícia, pelo menos nos meios de comunicação mais ao serviço do povo, a morte matada, no Sul do Pará, de um casal de militantes no serviço da Natureza, Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo. Depois de Chico Mendes e da irmã Dorothy, mais dois ambientalistas são assassinados no Sul do Pará. Tristemente no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados aprova o sinistro Novo Código Florestal, que legalizará o desmatamento, anistiando os crimes dos madeireiros. Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo são dois novos mártires da floresta.

Ser cristão, cristã, é dar testemunho; responder com a própria vida aos apelos do Reino e contestar profeticamente à iniqüidade do antireino. Responder diariamente, com fidelidade, ao Amor de Deus no serviço fraterno. É ser coerente, com a palavra feita anúncio e com o anúncio feito prática. É ser testemunha, em primeiro lugar, da suprema testemunha, Jesus de Nazaré, proclamado no Apocalipse como «A Testemunha fiel». Ele veio para fazer a vontade do Pai, testemunhando radicalmente o amor de Deus. Ele veio para que todos tenhamos vida e vida plena. Ele repetiu ante seus perseguidores e todo o povo que suas obras davam testemunho d’ Aquele que o enviou.

É uma corrente de ‘testemunhança’. Jesus dá testemunho do Pai, os mártires dão testemunho de Jesus, nós damos testemunho dos nossos mártires. Somos testemunhas de testemunhas. E celebramos a Romaria dos Mártires da Caminhada, no Santuário de Ribeirão Cascalheira, para manter viva a memória de todos aqueles e aquelas que tombaram gloriosamente, com o testemunho do próprio sangue. Celebramos a Romaria dos Mártires num dia, num lugar, para re-assumir o compromisso de vivermos como testemunhas do Reino, cada dia, e em todo lugar. Para dar testemunho do testemunho de nossos mártires e renovar, com paixão, com radicalidade, com alegria, o nosso seguimento de Jesus, na procura do Reino, na vivência do Reino, na celebração do Reino, na invencível esperança do Reino.

Para a minha ordenação sacerdotal, lá pelos anos de 1952, escolhi como lembrança um santinho com aquela pintura de El Greco que apresenta Jesus olhando para o Pai e entregando-se a seu serviço: Os sacrifícios não te agradaram e eu vim para fazer a tua vontade. No santinho recolhi o versículo 8 do capítulo 1 do livro dos Atos dos Apóstolos, «Vocês serão minhas testemunhas até os confins da Terra».

E de qualquer confim e em toda circunstância seguiremos na caminhada, como testemunhas de testemunhas, como TESTEMUNHAS DO REINO.

Pedro Casaldáliga
26 de maio de 2011

Disponível em: www.ihu.unisinos.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

JUSTIÇA CONDENA OS JOVENS QUE ASSASSINARAM MARIO DAYVIT


A notícia é do portal: www.imirante.com

SÃO LUÍS - Tennyson de Jesus Madeira, o Maninho, e Adeildo Serra Melo, o Dedé Cabeludo, foram condenados, respectivamente, a 24 anos e a 26 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato do seminarista Mário Dayvid Pinheiro Reis, de 31 anos. Ele foi morto com tiros no peito, na noite do dia 4 de julho do ano passado quando saía de casa, na Rua de São Pantaleão, ao lado de sua avó materna, Cleide de Jesus Pinheiro, de 72 anos.

A prisão foi decretada pela juíza da 1ª Vara Criminal de São Luís, Florita Castelo Branco Campos Pinho. Os dois foram condenados pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) sem possibilidade de resistência da vítima.

Na sentença, a juíza afirmou, nos dois casos, que ambos agiram “com atitude consciente e premeditada”, isto porque ambos percorriam as ruas do Centro “à procura de uma vítima”. A sentença aponta que Adeilson foi o autor do tiro que matou o seminarista. Tennyson foi condenado por ter participação direta no crime.

A juíza também afirmou que tanto Tennyson quanto Adeildo tinham “sua personalidade voltada para o crime” e que “o motivo do delito se constituiu pelo desejo de obtenção de lucro fácil, o qual já é punido pela própria objetividade jurídica dos crimes contra o patrimônio. Sobre o autor do disparo, a juíza declarou que “o acusado agiu com atitude consciente e premeditada, uma vez que percorria as ruas do bairro à procura de uma vítima”.

O pai da vítima, Mário de Jesus Ribeiro dos Reis, afirmou que “a pena foi razoável”, visto a crueldade como que o seminarista foi executado. “Até uma pena de morte seria insuficiente, pela forma covarde como esses assassinos tiraram a vida do meu filho. Não era só um filho, mas um jovem seminarista idealizador e sonhador que estava prestes a se ordenar um padre. Um sonho que foi brutamente impedido”, disse Reis.

O seminarista Mário Dayvid trabalhava na pastoral da comunicação e estava cursando o quarto ano de Teologia. Este ano, seria ordenado diácono e depois padre, e pretendia se especializar em estudo da Bíblia em Paris.

O crime revoltou São Luís e a comunidade católica em geral. A Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de São Luís divulgou nota dias após o assassinato afirmando que ele foi “mais uma vítima das que morrem, todos os dias, pela violência que grassa na cidade de São Luís. Diante dessa triste e brutal realidade, buscaremos conhecer, junto às autoridades competentes, projetos que deem lugar à paz, em nossa cidade”. Maninho e Dédé foram presos dois dias após a ocorrência do crime.

Entenda o caso

O seminarista Mário Dayvid Pinheiro Reis havia acabado de sair de casa, por volta das 20h30 do dia 4 de julho, acompanhado da avó, quando foi abordado por Maninho e Dedé Cabeludo. Eles anunciaram a ação e tomaram de assalto o veículo Corsa Hatch, placas NHJ-7615. Após ter o veículo roubado, mesmo sem reagir, o seminarista foi baleado no peito. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Português.

A polícia conseguiu chegar até os suspeitos após ouvir outra testemunha, além da avó da vítima, que também presenciou o crime. Adeildo Melo, na época, teria confessado que matou o seminarista porque ele reagiu ao assalto, mas a outra testemunha, que não teve a identidade revelada, relatou que o seminarista não reagiu e foi assassinado por influência de Tennyson Madeira, que teria falado para o companheiro “atirar logo”.

A polícia conseguiu recuperar o veículo roubado na casa da mãe de Adeildo, na Estrada da Mata, no Maiobão. No veículo, ainda havia marcas de sangue. No local, a polícia também apreendeu a arma que teria sido usada no crime, com sete balas intactas.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO SE PREPARA PARA CELEBRAR CORPUS CHRISTI


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”
Em São Luís esta festa começa nesta 5ª feira, com a concentração às 15h30min na Igreja da Sé, seguida de missa campal solene, presidida por Dom Belisário, seguindo em procisão pelas ruas do centro histórico (igreja da Sé – rua do Egito – praça João Lisboa – igreja do Carmo – rua da Paz – igreja de São João – rua da Paz – praça Deodoro – rua Rio Branco – praça Gonçalves Dias – igreja dos Remédios), finalizando com a caminhada sobre o tapete confeccionado pelos jovens das comunidades locais com a coordenação geral da FORANIA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, que abrange todas as igrejas do centro.


Acontecerá as bençãos especias do Santíssimo Sacramento no decorrer do percursso, a 1ª será solene dentro da igreja da Sé, a 2ª na igreja do Carmo, a 3ª na igreja de São João e por último na igreja dos Remédios onde ficará para adoração espontânea.
Todas as igrejas se direcionarão para a catedral à tarde. Em algumas comunidades ocorrerão, também esta mesma festa pela manhã.


A CONFECÇÃO DO TAPETE de rua é tradicional, pois é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.
Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. Esta é a maior homenagem a Jesus Eucarístico.

Notícia publicada no site da Arquidiocese

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CNBB DEFINE TEMA DA CF 2013

O Conselho Episcopal de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu nesta quarta feira o tema da CF 2013: Fraternidade e Juventude.


A matéria é do portal a12.com:

O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que está reunido desde ontem (14) na sede da CNBB, em Brasília, definiram nesta quarta-feira (15) o tema da Campanha da Fraternidade 2013.

O tema ‘Fraternidade e Juventude’ foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolher cerca de 300 mil assinaturas juntos aos jovens do Brasil. O lema para CF 2013 será escolhido na próxima reunião do Conselho Episcopal Pastoral.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema ‘Juventude, caminho aberto’.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Lembrando que a escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

CONSEP APROVA TEXTO - BASE E CARTAZ PARA A CF 2012


O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou, nesta quarta-feira, 15, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, que vai discutir o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra".

O texto foi estudado, ontem, 14, pelos bispos do Consep, juntamente com os secretários e assessores executivos da CNBB, que apresentaram sugestões ao texto. O estudo foi precedido de uma palestra feito pelo diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libâneo de Moraes Neto, que apresentou dados da saúde pública no Brasil. O coordenador da Pastoral da Saúde, André Luiz de Oliveira, também apresentou aos bispos dados sobre a saúde no país.

Cartaz
Os bispos escolheram também o cartaz de divulgação da Campanha. A peça vencedora é do publicitário Marcelo Jacynto de Godoy, de Campinas (SP). Ele concorreu com mais de 70 cartazes que participaram do concurso promovido pela CNBB.

O texto-base e o cartaz serão lançados no dia 7 de julho, em São Paulo. A publicação será feita pelas Edições CNBB.

Esta é a primeira reunião do novo Consep, eleito na última assembleia anual da CNBB, realizada no mês de maio. Além dos três membros da Presidência da CNBB, fazem parte do Consep os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. A partir das 14h30, tem início a reunião do Conselho Permanente, composto de 41 bispos.

FOnte: CNBB

AGENTES DA CPT NO ACRE SÃO AMEAÇADOS DE MORTE


Cumprindo o papel de denunciar as violações dos direitos dos homens e das mulheres do campo e das florestas, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) continua divulgando dados e números do seu relatório anual Conflitos no Campo Brasil 2010. O documento vem à tona no momento em que o País ainda tenta digerir as revoltas populares que destruíram alojamentos e outros espaços no canteiro de obras da usina de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, e na usina São Domingos, em Mato Grosso do Sul, além das recentes mortes de três extrativistas no Pará, um em Rondônia e inúmeras ameaças de morte em especial na Amazônia.

A reportagem é do jornal Página 20, 15-06-2011.

As ameaças de morte mais recentes foram feitas a agentes ligados à CPT Acre. A primeira ao agente pastoral que atua em Boca do Acre, Cosme Capistano da Silva, e a segunda à coordenadora da CPT, Darlene Braga.

A coordenação da entidade acredita que essas ameaças são frutos da atuação da CPT nas divisas dos Estados de Rondônia e Amazonas, em especial nos seringais Macapá e Santo Antônio.

TELEFONEMAS

O primeiro telefonema ameaçador foi registrado dia 3 deste mês, às 21 horas. Um homem, disfarçando a voz, ligou para o celular do agente Cosme Capistrano e disse: “Estou ligando para você avisar aos seus amigos da CPT que morreu gente no Pará e em Rondônia e que agora vai ser no Amazonas e no Acre. E é daí por diante”.

Cinco dias depois foi feito um segundo telefonema, às 10h35. Neste, um homem de voz grossa ligou na sede da CPT em Rio Branco e perguntou se era da Comissão Pastoral da Terra. O funcionário Célio Lima disse que sim. E o desconhecido complementou: “Você diga àquele seu amiguinho Cosme lá de Boca do Acre e àquela sua amiguinha Darlene que eles estão na lista”. Em seguida desligou.

Em apoio e solidariedade aos agentes ameaçados, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi ) e a Rede de Educação Cidadã (Recid) discutiram e traçaram estratégias de como atuar frente à situação, reafirmando a importância da atuação da CPT junto ao homem e à mulher do campo.

A coordenadora da CPT lembrou que desde 1975 a Pastoral cumpre seu papel de denunciar as injustiças sociais e prestar um serviço à classe trabalhadora. “A CPT contribuiu com a posse da terra em todo o país e não vai deixar de cumprir seu papel em decorrências a ameaças causadas pelo latifúndio. Essas ameaças do latifúndio não irão nos amedrontar”, disse Darlene Braga.

Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br

sábado, 11 de junho de 2011

FOTOS ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM BENEDITO

Mitra, Cruz Peitoral, Casula, Estola;

Dom Benedito - chegada ao Multicenter Sebrae


Arrumação e organização do local




Dom Benedito ao lado de Dom Belisario e Dom Xavier

FOTOS: Pascom Santa Teresinha e Site da Arquidiocese de São Luis

sexta-feira, 10 de junho de 2011

QUILOMBOLAS E PADRES FAZEM GREVE DE FOME NO MARANHÃO

Dois padres da CPT (Comissão Pastoral da Terra) no Maranhão e 17 quilombolas entraram em greve de fome ontem. O protesto é uma forma de pressionar pela presença da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) para tratar sobre a questão da violência contra líderes quilombolas no Estado.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 10-06-2011.

Desde a sexta-feira passada, cerca de 40 comunidades de remanescente de quilombo do Maranhão ocupam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Luís.

"Estamos há dois dias tentando falar com a ministra e não conseguimos", disse o padre Inaldo Serejo, coordenador da CPT no Estado. O outro padre que aderiu ao protesto é Clemir Batista da Silva.

Segundo a CPT, a lista de quilombolas ameaçados de morte no Maranhão aumentou de 52 para 59 nesta semana. A entidade diz que "pelo menos duas lideranças quilombolas no Estado sofreram tentativas de assassinato".

O padre Serejo ressalta ainda que as últimas reuniões realizadas com representantes do Incra não avançaram. "A presidente Dilma deveria dar uma ordem à ministra para vir discutir a questão da segurança aqui, que piora a cada dia."

Ainda de acordo com Serejo, a greve de fome não tem data para acabar. "Vamos avaliar a situação de cada um, mas não vamos parar enquanto não conseguirmos conversar com a ministra."

A assessoria de imprensa da Secretaria de Direitos Humanos informou que há uma equipe em Brasília cuidando do caso. Disse, ainda, que a ministra já sabe do protesto, continuará tratando a situação com prioridade e, se for preciso, irá até o Maranhão.

Disponível em: www.ihu.unisinos.org.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CPT ENVIA À MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO RELATÓRIO COM NOVAS AMEAÇAS DE MORTE


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) enviou ontem, 7, à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, um relatório contendo novas ameaças de morte contra pessoas ligadas aos direitos humanos no Brasil. Além do ofício com as denúncias, a CPT enviou também o histórico de cada ameaça.

Estas ameaças foram feitas nos estados do Tocantins, município de Palmeirante; Amazonas, município de Lábrea, Gedeão; Mato Grosso, município de Serra Nova Dourada; Pará, município de Bordolândia; Maranhão, município de São Vicente Ferrer, comunidade quilombola do Charco; vários casos em Rondônia; e no Acre, no município de Boca do Acre.

“Conforme o acordado na Audiência do dia 31 de maio, a Comissão Pastoral da Terra faz chegar às suas mãos as denúncias de novas ameaças a trabalhadores e trabalhadoras do campo que chegaram ao nosso conhecimento nos últimos dias”, destaca o ofício enviado pela CPT à Ministra.

Além dos casos do ofício, dois casos no Pará chegaram ao conhecimento da CPT no momento que enviariam o documento à Ministra. Em um deles, a ameaça foi feita através de um telefonema para a CPT Marabá, onde diziam que o trabalhador conhecido como Pernambuco, líder do acampamento Iraque, “iria virar carvão”.

Acompanhe com mais detalhes os casos enviados à ministra Maria do Rosário no site da CPT, no endereço www.cptnacional.org.br.
DISPONÍVEL EM: www.cnbb.org.br

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) começou no último domingo, dia 5. A iniciativa, que tem como principal objetivo reunir irmãos de fé em prol da unidade cristã deve movimentar igrejas em todo o Brasil. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), em nota assinada pelo seu presidente, o bispo de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco, e pelo secretário geral, reverendo Luiz Alberto Barbosa, anima o engajamento de todas as comunidades na SOUC.

“Queremos convidá-lo, juntamente com a sua Comunidade Eclesial, a realizar conosco a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011. Como é costume no hemisfério sul, ela vai ser celebrada entre as festas de Ascensão e Pentecostes, um período bem simbólico para as comunidades cristãs e, neste ano, ocorrerá do dia 5 ao dia 12, com o tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Cf. Atos 2,42). Somos motivados a fazer desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos mais um momento importante na vida do movimento ecumênico brasileiro”, destacou a nota assinada pela presidência do CONIC.
“A Semana de Oração 2011, que termina no dia 12, demonstra a unidade, apontando que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos, que foram responsáveis por compilar os ensinamentos de Jesus Cristo. Vale lembrar que cada paróquia, região, sínodo, diocese e afins possuem programações específicas para a comemoração da SOUC”, destacou o presidente do CONIC, dom Manoel João Francisco.

No site da Santa Sé, na parte do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, há um subsídio preparado para a Semana 2011, e nele [subsídio] constam textos bíblicos; introdução à celebração ecumênica; roteiro de celebração; reflexões bíblicas e orações para os oito dias; textos históricos; cronologia dos temas das SOUC e outros materiais.
Os primeiros passos para que começasse a ocorrer anualmente a Semana de Oração foi dado há exatamente 101 anos, na cidade escocesa de Edimburgo, quando teve início a Conferência Missionária Mundial, um encontro que tinha como objetivo propor a unidade dos cristãos para a missão. Para povos não cristianizados, era difícil compreender divergências doutrinais entre pessoas que seguiam um mesmo credo religioso, sob a égide de um só Cristo. Daí a proposta de criar uma unidade dialogal entre comunidades cristãs de diferentes tradições teológicas.
O princípio que regia essa ideia, em última análise, era simples: muito mais é o que nos une do que aquilo que nos separa (Mc 9,40). A partir de então, houve um esforço coletivo das igrejas presentes nesta conferência de exaltar o diálogo e minimizar o confronto, pois todos levavam a mesma cruz, o mesmo amor e, consequentemente, compartilhavam um só objetivo: anunciar as boas novas do Salvador (Mt 10,7).

Disponível em: www.arquidiocesedesaoluis.com.br