Seguidores

domingo, 22 de agosto de 2010

CARTA DOS BISPOS DO BRASIL SOBRE O PLEBISCITO PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA



CNBB envia carta aos bispos sobre o Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta a todos os bispos do país, esclarecendo a posição da entidade em relação aoPlebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil. O Plebiscito está marcado para o dia 7 de setembro, quando ocorre também o Grito dos Excluídos.
A notícia é do Boletim da CNBB, 20-08-2010.
Na carta, a Presidência afirma que a iniciativa do Plebiscito não é da CNBB, mas doFórum Nacional pela Reforma Agrária (FNRA). “A proposta do Plebiscito tem origem no Fórum Nacional pela Reforma Agrária e foi assumida como gesto concreto das Igrejas que realizaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010(Texto Base, n. 120). Não é, portanto, de iniciativa da CNBB, nem se realiza sob sua responsabilidade”, diz a carta. “Não é, portanto, de iniciativa da CNBB, nem se realiza sob sua responsabilidade”, frisa a carta.
A Presidência da CNBB lembra que as pastorais sociais estão dando apoio à realização do Plebiscito, explicitado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e que caba a cada bispo dar as orientações sobre o Plebiscito em suas respectivas dioceses. “Entendemos que esse gesto está em sintonia com as orientações da CNBB sobre as questões da terra. Nas Igrejas Particulares, os Senhores Bispos darão as orientações que julgarem convenientes”.
Na carta, a CNBB recorda que a Igreja defende todas as “questões de justiça social que visam melhorar as condições de vida dos cidadãos brasileiros [...]”. A questão fundiária é uma dessas bandeiras. “Um dos problemas que interpelam a ação evangelizadora da Igreja no Brasil é a questão fundiária”.



Eis a íntegra da carta

Plebiscito de iniciativa popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil
Carta aos Bispos
Brasília – DF, 19 de agosto de 2010
Caro irmão no episcopado
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – tem se preocupado, ao longo da sua história, com as questões de justiça social que visam melhorar as condições de vida dos cidadãos brasileiros, especialmente dos pobres. Um dos problemas que interpelam a ação evangelizadora da Igreja no Brasil é a questão fundiária.
Por diversas vezes, os bispos brasileiros, à luz do Evangelho, do Ensino Social da Igreja e da opção pelos pobres, têm se pronunciado sobre a questão agrária, conscientes das injustiças que se cometem no campo pela concentração da terra e exploração do trabalho, entre outras causas. Dentre as orientações emanadas sobre essa questão, destacamos o recente Estudo n. 92 da CNBB, Igreja e Questão Agrária no Início do Século XXI (2010).
“O ensino social da Igreja denuncia também as insuportáveis injustiças provocadas pelas formas de apropriação indevida da terra” (cf. Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, Para uma Melhor Distribuição da Terra – O desafio da reforma agrária, 1997, n. 33). Entendemos que “a reforma agrária representa não só um instrumento de justiça distributiva e de crescimento econômico, mas também um ato de grande sabedoria política. Ela constitui a única resposta concretamente eficaz e possível, a resposta da lei ao problema da ocupação das terras” (ibidem n. 44).



A proposta do Plebiscito de iniciativa popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil em defesa da Reforma Agrária e da Soberania Territorial e Alimentar, a ser realizado no início do mês de setembro do presente ano, está em sintonia com o ensinamento da Igreja, que afirma ser o “latifúndio intrinsecamente ilegítimo” (op. cit. 32). A proposta do Plebiscito tem origem no Fórum Nacional pela Reforma Agrária e foi assumida como gesto concreto das Igrejas que realizaram aCampanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (Texto Base, n. 120). Não é, portanto, de iniciativa da CNBB, nem se realiza sob sua responsabilidade.
Contudo, as pastorais sociais estão dando apoio à realização do Plebiscito, explicitado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Entendemos que esse gesto está em sintonia com as orientações da CNBB sobre as questões da terra. Nas Igrejas Particulares, os Senhores Bispos darão as orientações que julgarem convenientes.
Na fraternidade episcopal,

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom José Alberto Moura, CSS
Arcebispo de Montes Claros – MG
Vice-Presidente da CNBB - Ad hoc
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Disponivel em http://www.ihu.unisinos.br/index.php.
Data da pesquisa: 20 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DA JUVENTUDE CATÓLICA (ENAJUC)

Acontece no próximo final de semana (22/08/2010) no colégio Santa Tereza das oito da manhã às dezessete horas o Encontro Arquidiocesano da Juventude Católica (ENAJUC).
O Enajuc é um encontro de oração, reflexão, celebração da juventude católica da Arquidiocese de São Luis, a partir das temáticas da realidade juvenil e do mês de Agosto dedicado às vocações. O encontro é uma iniciativa da Arquidiocese e em parceria com Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Núcleo São Luis.
O encontro tem como objetivos:
- Despertar a juventude para as diversas dimensões vocacionais na Igreja;
- Integrar a juventude numa dinâmica de unidade eclesial;
- Animar para o discipulado missionário e solidário.
PROGRAMAÇÃO:
08:15h Oração
9:00h Vocação para a família (pastoral Familiar)
Testemunho de um casal de namorados
9:10h Teatro do Oprimido
9:40h Vocação à Vida Consagrada
9:50h Coreografia Vocacional
10:10h Show
10:40h Vocação Sacerdotal
10:50h Dinâmica: Eu conto com você!
11:15h Santa Missa
12:00h Almoço
14:00h Banda Fermento na Massa
14:30h Vocação Missionária
14:50h Teatro da Fraternidade
15:20h Vocação às Novas Comunidades
15:40h Encerramento e Banda Fermento na Massa

EXPO – CARISMA

Durante todo o encontro você poderá conhecer melhor todos os carismas das congregações, institutos e famílias religiosas presentes em nossa Arquidiocese.

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “vem e segue-me!” Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz! Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa! Senhor, que o rebanho não se pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja! Senhor da messe e Pastor do rebanho chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos que servidores do Evangelho, ajuda-nos a dizer SIM. Amém.

VII ROMARIA DA JUVENTUDE



Aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto na cidade de Pinheiro a VII Romaria da Juventude, promovida pela Pastoral da Juventude do Regional Nordeste V e teve como propósito reviver os vinte e cinco anos de caminhada da Pastoral da Juventude no Maranhão.

Durante toda a noite, os jovens das doze dioceses entoaram cânticos, encenaram coreografias, e através de manifestações de alegria marcaram a VII Romaria da Juventude no Maranhão, revivendo, a caminhada de vinte e cinco anos de história da Pastoral da Juventude no Maranhão.

Dom Vilson, bispo responsável pelo setor juventude do Regional NE V presidiu a celebração Eucarística concelebrada por dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luis; dom Ricardo Punder, bispo de Pinheiro; dom Xavier Gilles, presidente do Regional NE V e dom Armando Gutierrez, bispo de Bacabal e, diversos padres do Regional.
Em sua homilia destacou com grande alegria e entusiasmo que a romaria da juventude no Maranhão é a maior de todo o Brasil, pois ela consegue movimentar os jovens de todo o Estado, que cantam, louvam e não se calam diante das injustiças.
Enfatizou também a caminhada da Pastoral da juventude, no Regional, bem como a feliz realização da primeira Romaria da Juventude na cidade de Pindaré – Mirim – diocese de Viana – no ano de 1992, por ocasião da campanha da Fraternidade que tinha como tema: Juventude caminho aberto.

Após a celebração da Eucaristia, houve apresentação por diocese. Cada diocese enfatizou como viveu esses vinte e cinco anos de caminhada. Sendo riquíssima a apresentação das mesmas.
Na manhã do dia 15 (domingo) iniciou-se a caminhada por volta das seis horas, percorrendo as principais ruas da cidade, com bênção e envio as nove horas na catedral de santo Inácio de Loyola e retorno para as devidas dioceses.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VII ROMARIA DA JUVENTUDE NO MARANHÃO

Acontece no próximo final de semana 14 e 15 de agosto a VII Romaria da Juventude no Regional NE V e terá como sede acolhedora a cidade de Pinheiro.
A tradicional Romaria da Juventude que acontece a cada quatro ano, acontecerá no proximo final de semana na cidade de Pinheiro.
Nessa ocasião, a diocese que recebe o mesmo nome da cidade, estará recebendo jovens de todas as idades para uma grande concentração: oração, virgilia, adoração e louvor que perpassa toda a noite.
Venha, participe conosco deste momento onde nós, jovens, estaremos juntos, lutando por dias melhores para a nossa sociedade.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CAMINHADA PELA PAZ




A Comissão Arquidiocesana de Justiça e paz em comunhão com o Seminário Arquidiocesano Santo Antonio, realiza nesta quarta feira (04/08) das, 16:00hs as 18:00 uma grande caminhada, saindo da Igreja da Sé Metropolitana rumo à Igreja de São Pantaleão, onde juntos, clamaremos pela paz em nossa sociedade.
O ato é um grande grito em prol da paz e da segurança em nossa grande São Luis, diante do grande número de mortes, assaltos, enfim, diante da grande falta de segurança na capital maranhense.
Nessa ocasião estaremos fazendo memória do seminarista Mario Dayvit Pinheiro Reis que foi brutalmente assassinado em frente a sua residência a um mês atrás.


Em nota no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, destaca-se:

Marcha contra a violência marca 30 dias da morte do seminarista Mário Dayvit
No próximo dia 4, a Coordenação Diocesana de Pastoral, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz, a Pastoral da Comunicação Diocesana, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e a paróquia São Pantaleão, todos situados em São Luiz (MA), farão uma marcha lembrando os 30 dias do assassinato do seminarista Mário Dayvit.

O seminarista foi morto na noite do dia 4, quando saía de casa, na Rua São Pantaleão, Centro de São Luiz. Ele estava acompanhado da avó, com quem morava. Mário foi morto com tiros altura dos pulmões e coração.

Leia abaixo a carta enviada pelos organizadores do evento:

Marcha contra a Violência Urbana e pela Revitalização de São Luís

Dia 4 de agosto, às 16.00h

Concentração na frente da Igreja da Sé

Reviveremos o trigésimo dia do assassinato do seminarista Mário Dayvit, cuja vida foi barbaramente tirada, na porta da casa de seus pais, quando se encontrava em companhia de sua avó.

Mário era um jovem de grandes sonhos, com sua ordenação ao diaconato marcada para o dia 4 de fevereiro do próximo ano. Conhecido pela sua dedicação à Igreja Católica, Mário respondia, com muita responsabilidade, pelo serviço de comunicação da Arquidiocese de São Luís.

Esta tragédia que aconteceu com Mário, como com tantos outros jovens que morrem, diariamente, é o clamor para que nos unamos em torno de um Projeto de Cultura da Paz.

A violência presente em nossas ruas do Centro de São Luís, intimamente ligada ao abandono do Centro Histórico, ao esvaziamento de suas ruas e casarões, exige uma tomada de posição concreta das autoridades, que vêm sendo cobradas, a cada dia, pela mídia local, entidades da sociedade civil e pela Igreja Católica.

Nós queremos vida e segurança para todos, a partir do Centro Histórico da Capital do Maranhão, São Luís, reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, mas que não está no centro da atenção e dos cuidados dos órgãos públicos da Prefeitura e do Governo do Estado.

Venha participar dessa Marcha da Paz, trazendo faixas de apelo por uma sociedade de paz e denúncia de violências em nossas comunidades.

Divulgue este ato e anime sua comunidade a se fazer presente no dia 4 de agosto, às 16.00h

Percurso: Concentração em frente da Igreja da Sé, em direção ao Tribunal de Justiça; rua Grande; rua do Passeio; Cajazeiras, rua de São Pantaleão, finalizando a caminhada da paz na Igreja de São Pantaleão, onde acontecerá a Celebração da Missa de Trigésimo, às 18.00h, em memória de Mário Dayvit e de todas as vítimas da violência.

Celebração da Missa de Trigésimo, às 18.00h,
em memória de Mário Dayvit e de todas as vítimas da violência.
Coordenação Diocesana de Pastoral
Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz
PASCOM Diocesana
Seminário Arquidiocesano Santo Antonio
Paróquia São Pantaleão

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MÊS VOCACIONAL



Estamos no mês de agosto, mês especial para todos os batizados e batizadas da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo: é o mês vocacional. E nele celebramos a cada domingo uma vocação específica, a começar pelo primeiro domingo. Neste dia rezamos pela vocações sacerdotais, por isso o dedicamos aos padres e aqueles que querem servir a Deus na vida presbiteral. É reservada esta data por causa do dia do Santo Cura d'Ars (04/08), denominado, desta forma, o dia do padre, pois é ele o padroeiro de todos os párocos do mundo inteiro, por seu amor e dedicação aos fiéis de sua paróquia.
No segundo domingo a Igreja reza pelas vocações matrimoniais, por ser neste dia o dia dos pais e pede que todos aqueles que a almejam, sejam de fato, pessoas comprometidas com o reino na educação de seus filhos e filhas segundo os principios e virtudes do cristianismo.
No terceiro domingo a Igreja reza pelas vocações religiosas.
E no quarto domingo, reza-se por todos os catequistas, e pede-se que eles, no desempenho de seu ministério, sejam de fato, transmissores da Boa Noticia a nossas crianças, adolescente, jovens e adultos para serem bons cristãos e imitem a Jesus, Caminho, Verdade e Vida.