Seguidores

terça-feira, 19 de março de 2013

MISSA DE POSSE EM ICATU

Aconteceu no dia 17 de março de 2013 (Domingo ultimo) na Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Icatu a missa de posse do novo Administrador Paroquial, o pe. Luis Carlos Andrade Macêdo.

Grande número de fiéis daquela paróquia se reuniram por volta das 17hs, para acolherem o novo padre que responderá por aquela paróquia. Muitos dos fiéis vieram das comunidades do interior e também da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Rosário.

A celebração de posse foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Luis, dom José Belisário da Silva e contou com a presença de padres e religiosas.

Veja algumas fotos:







quarta-feira, 13 de março de 2013

SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA: FRANCISCO I



Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I.
O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco I ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.
A eleição de Francisco I revigora a Igreja na sua missão de “fazer discípulos entre todas as nações”, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer “Sim” a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: “Cuida das minhas ovelhas” (cf. Jo 21,17).
Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.
A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.
Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.

Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.
Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.




Bem-vindo Francisco I! A Igreja no Brasil o abraça com amor!

Dom Belisário José da Silva                    Dom Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo de São Luis                                  Bispo Auxiliar de Brasília
Vice Presidente da CNBB                            Secretário Geral da CNBB

HABEMUS PAPAM

Por volta das 15:15hs - horário de Brasilia - subiu a fumaça branca e tocaram-se os sinos, indicando, portanto que já temos um novo papa, terminando, desse modo, o período vacante da Igreja, desde 28 de fevereiro passado.


Depois de dois dias de conclave, os cardeais elegem o cardeal Jorge Mario  Bergoglio de 76 anos e arcebisbo de Buenos Aires, para Romano Pontífice, o qual escolhe o nome de Francisco I.
O papa Francisco tem um estilo de vida simples, com contato com o povo e muito querido na Argentina e agora será querido por toda a Igreja.





Rezemos, portanto, pelo nosso papa Francisco I para se deixe guiar pela Luz do Espírito Santo, para que à luz do Evangelho, conduza a Igreja na verdade, caridade e humildade e amor.

segunda-feira, 11 de março de 2013

NOTA DE REPÚDIO DO CONIC À NOMEAÇÃO DE MARCO FELICIANO PARA A CDHM




O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil emitiu no último domingo  - 10 de março uma nota de repúdio pela eleição do pastor Marco Feliciano,  para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM). Eis a nota na íntegra:


Moção de Repúdio

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, reunido entre os dias 8 a 10 de março na cidade de São Paulo, em Assembleia Geral, por seus delegados e delegadas, vem expressar publicamente o seguinte:

1.     Considerando a importância da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados na implementação dos DHESCAs (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) em nosso país;

2.     Considerando a necessidade de que esta Comissão seja presidida por quem tem histórico de compromisso coerente com os DHESCAs;

3.     Considerando o corolário de nossa missão, à luz dos valores que a inspiram, e as manifestações de diversos segmentos da sociedade brasileira, expressamos nosso repúdio ao processo que levou à escolha do Deputado Marco Feliciano (PSC), o qual, por suas declarações públicas, verbais e escritas de conteúdo discriminatório, de cunho racista e preconceituoso contra minorias, pelas quais responde a processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Tal comportamento o descredencia para liderar a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e propugnamos por seu imediato afastamento.


Pela ética na Política!
Por um Congresso Nacional transparente e com ficha limpa!
Pela Reforma Política do Estado brasileiro na busca da ampliação da cidadania!

São Paulo, 09 de março de 2013.


Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

sexta-feira, 8 de março de 2013

CARDEAIS MARCAM INÍCIO DO CONCLAVE


Na oitava Congregação Geral, realizada na tarde desta sexta-feira, 08 de março, o Colégio Cardinalício decidiu a data de início do Conclave que vai eleger o novo papa. Nesta terça, dia 12 de março, os 115 cardeais eleitores iniciam os trabalhos. No período da manhã, na Basílica de São Pedro, será celebrada a Missa ‘Pro eligendo Pontifice’ e na parte da tarde ocorre a entrada dos Cardeais na Capela Sistina. Os primeiros escrutínios já deverão se realizar na tarde do mesmo dia.
Mesmo com a data do Conclave confirmada, o Colégio Cardinalício realizará mais uma Congregação Geral neste sábado. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, declarou em coletiva que os cardeais não poderão receber informações externas durante o Conclave, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Serão instalados bloqueadores de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares, da mesma forma como já ocorre na Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações gerais.
Ainda segundo o padre Lombardi, os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina. Apenas os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.
Participarão do Conclave 115 cardeais, sendo necessário o voto favorável de 77 purpurados para eleger o Papa, ou seja, os 2/3 dos votantes.