Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2012

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO REALIZA O III RETIRO EM PREPARAÇÃO PARA AS SANTAS MISSÕES POPULARES

Será realizado neste final de semana (31/03 e 1º/04/2012), no Colégio “São José Operário”, na Cidade Operária, o 3º e último Retiro Arquidiocesano em preparação para as Santas Missões Populares, que serão realizadas em diversas Paróquias da Arquidiocese, como parte das comemorações dos 400 anos de Evangelização de nossa Capital.
As inscrições podem ser feitas nas secretarias paroquiais ou com Vera na Cúria diocesana.
Desde já contamos com sua participação neste evento.

sábado, 24 de março de 2012

ITINERÁRIO DOS SÍMBOLOS DA JMJ NO MARANHÃO


Durante o mês de abril, o Maranhão será a terra da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora. Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao estado, que corresponde ao Regional Nordeste 5 da CNBB, no dia 1° e peregrinam por 12 dioceses até o fim do mês. O ponto alto do trajeto acontecerá no dia 28, quando a Arquidiocese de São Luís promove a grande celebração Bote Fé. Em maio, os Símbolos seguem para o Tocantins e demais estados do Regional Centro-Oeste.
Veja a seguir o roteiro da peregrinação no Maranhão:
1° e 2 de abril - Diocese de Caxias
3 e 4 de abril - Diocese de Brejo
5 e 6 - Diocese de Coroatá
7 e 8 - Diocese de Bacabal
9 e 10 - Diocese de Grajaú
11 e 12 - Diocese de Balsas
13 e 14 - Diocese de Carolina
15 e 16 - Diocese de Imperatriz
17 a 19 - Diocese de Viana
20 a 22 - Diocese de Zé Doca
23 a 26 - Diocese de Pinheiro
27 a 30 - Arquidiocese de São Luís

terça-feira, 13 de março de 2012

PEDIDO DE PERDÃO - ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO

Neste terceiro Domingo da Quaresma, dando prosseguimento às atividades do Ano Jubilar dos 400 anos de São Luís, nossa Arquidiocese celebra o “Domingo do perdão”. Numa atitude de humildade e de coragem queremos fazer um pedido de perdão a todas as gerações dos habitantes nativos da Ilha de UPaon Açú e de todo o Maranhão.
A começar pelas comunidades indígenas que receberam os primeiros colonizadores e os primeiros missionários. Pedimos perdão por não termos entendido que eles não eram selvagens. Por não termos percebido que eles eram um povo com longa história e tradição e donos de todas essas terras. Que eles tinham uma cultura e que guardavam a herança dos seus ancestrais. Que tinham aprendido a amar a terra, o ar e as águas, guardando toda forma de vida e com o devido respeito a Tupã seu Deus.
Chegaram os colonizadores em nome do reino terreno, também chegaram os missionários em nome do Reino de Deus e impuseram uma nova maneira de pensar e de olhar para a realidade, a religião e a vida em sociedade.
Mais tarde chegaram também os filhos da “Mãe África” que brutalmente arrancados de seu mundo secular foram transplantados sem nenhuma escolha, nas terras de Santa Cruz, e de modo significativo nas terras do Maranhão. Também eles foram objeto de tantos desmandos, falta de consideração e respeito.
No entanto índios, negros e brancos de boa vontade miscigenados ao longo da aventura humana de 400 anos de história, formam a São Luís e o Maranhão dos nossos dias.
Tupã, Oxalá, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, Deus de nossos pais, perdoa nossa fraqueza, nossa mesquinhez, nossa visão míope do mundo e da história em nome de nossos antepassados. Permita que nós hoje, filhos desta caminhada plurissecular não repitamos nunca mais os mesmos erros. Conceda-nos a paz e a prosperidade através da fraternidade e da solidariedade entre todos. Amém.
 

Dom José Carlos




COMO PROPOSTA, A ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DISPONIBILIZA UM ROTEIRO DE PEDIDO DE PERDÃO PARA AS CELEBRAÇÕES NESTE 3º DOMINGO DA QUARESMA.

“Neste 3º Domingo da Quaresma, dando prosseguimento às atividade do Ano Jubilar dos 400 anos de São Luís, nossa Arquidiocese celebra o Domingo do “ perdão”. Numa  atitude de humildade e de coragem queremos fazer um pedido de perdão, a todas as gerações dos habitantes nativos da Ilha de Upaon Açú e de todo o Maranhão. (CHACOROWSKI IN “PERDÃO SENHOR” : disponível em www.arquidiocesedesaoluis.com.br . Palavra do Bispo Auxiliar, 2012).

A Igreja de São Luís tem muito que agradecer pelas bênçãos e frutos que ao longo desses 400 anos recebeu das mãos de Deus. Porém também pede perdão pela nossa ausência e falta de apoio para com os excluídos, empobrecidos e pelo não profetismo em nossa missão. Por isso:

- Pelo sofrimento, massacre, exclusão, preconceito, exploração causadas às Nações Indígenas (Kricati, Canela, Kaiapó, Urubu, Guajajara...) que sofre até hoje clamando por justiça, terra e dignidade, te pedimos perdão.

Canto: Senhor, Senhor, piedade de nós!

- Os Missionários religiosos vieram de suas terras com o objetivo de evangelizar, catequizar e educar. Os Jesuítas sofreram  incompreensão por parte dos nativos e também das autoridades. Foram martirizados e expulsos deste solo.
Pela não acolhida, pela não aceitação da missão, Cristo, te pedimos perdão...

Canto: Cristo Jesus piedade de nós!

- Nossos antepassados afro foram arrancados de suas pátrias, de suas famílias, foram escravizados, proibidos de viverem sua cultura, costumes e religião. Hoje seus descendentes trazem essa marca de preconceito e exclusão social que lhe impedem de assumir sua  identidade e suas raízes.
Pela falta de justiça, paz, igualdade e fraternidade com nossos irmãos, Senhor te pedimos perdão...

Canto: Senhor, Senhor, piedade de nós!