Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

XXIIª ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

Aconteceu nos dias 29 a 31 de julho no Oásis a XXIIª Assembléia Arquidiocesana de Pastoral e teve como tema: "Sob a luz de Cristo, celebrando quatro séculos de missão no Maranhão, somos chamados a renovar a Evangelização". O evento teve a participação dos bispos, padres,religiosos, religiosas e leigos de todas as paróquias da Arquidiocese de São Luis.
À luz da preparação do quarto centenário da chegada do Evangelho em terras maranhenses, a Arquidiocese realiza sua assembléia. Este ano, além das preparações para este grande evento da Igreja local, a Arquidiocese tem como base para seu planejamento as DGAE - Diretrizes Gerais da Ação da Igreja no Brasil, bem como as inspirações provenientes do Concílio Ecumênico Vaticano II, motivações estas, destacadas pelo arcebispo metropolitano dom José Belizário da Silva, Ofm.
O bispo auxiliar da arquidiocese, dom José Carlos, destacou que as cinco urgências enfatizadas pelo documento dos bispos são de igual importância e por esse motivo, nenhuma delas devem ser ignoradas, pois juntas, formam o conjunto e a beleza do documento. Também enfatizou, que esta assembléia seguirá o mesmo método do documento, adotado pelo Regional CNBB Nordeste V em sua última assembléia.

Na noite de sexta feira – abertura – o padre Crizantonio da Conceição, pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz – Paço do Lumiar – situou a assembléia nas grandes questões que interpelam a realidade da Arquidiocese em todas as suas dimensões: sociais, econômicas, políticas e religiosas, dentre as quais pode ser citados: - na área social: graves problemas na área da saúde, saneamento básico, má distribuição de renda, pobreza extrema, problemas ambientais, etc.; no setor político: apadrinhamentos, falta de compromisso dos políticos em relação às camadas mais pobres, descaso com a juventude que busca outros meios para sobreviver, muitos deles ilícitos, enfim, descaso geral; no setor econômico: grandes projetos favorecem somente os seus progenitores e desrespeita o meio ambiente, as famílias que residem nas comunidades onde as empresas são instaladas, etc.; no setor religioso destacou-se a crescente consciência de que se vive em um mundo plural, bem como o crescente números de igrejas evangélicas e protestantes, dentre outros.

Este primeiro dia foi encerrado com a oração do Ofício Divino das comunidades.

Na manhã de sábado, o padre Adalberto Vanzella iniciou com a parte julgar. Ele destacou que as DGAE apresentam cinco urgências para, a partir de então, realizar o planejamento nas dioceses. E lançou duas perguntas para o plenário:
1) O que as DGAE 2011 – 2015 dizem para assembléia na elaboração do plano de pastoral?
2) Como agir para que as DGAE 2011-2015 digam algo à Igreja de São Luis?


Na primeira parte da tarde, o padre Firmino falou sobre Mística e Missão. Ele afirmou que a missão mexe com o ser da pessoa, enquanto a mística vai às raízes da vida, isto é, dá sentido à vida. De tal forma, enfatizou o padre missionário, que a missão não se sustenta sem mística. E esta, passa pela cruz de Jesus.
Após esta palestra , houve a divisão em grupos para a formulação das urgências, de forma que, cada forania deveria formula dez urgências, o modo como realizá-las e os responsáveis. Ao final, foram formuladas 62 e dessas, foram escolhidas, na manhã de domingo, dez, duas por urgência.
Fotos: Pascom Santa Teresinha.

Lembrando que as cinco urgências são:
1)Igreja em estado permanente de missão
2)Igreja: casa da Iniciação à vida cristã;
3)Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;
4)Igreja: comunidade de comunidades;
5)Igreja a serviço da vida plena para todos.

A assembléia encerrou com a celebração da Eucaristia presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Belizário e concelebrada pelo bispo auxiliar e presbíteros.


Outras fotos marcantes da Assembléia:







quinta-feira, 28 de julho de 2011

XXII ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO
400 ANOS DE ANÚNCIO DO EVANGELHO
“Como o Pai me enviou Eu também vos envio” (Jo 20, 21)


Tema:
“Sob a luz de Cristo, celebrando quatro séculos de missão no Maranhão, somos chamados a renovar a Evangelização”.


“Para cumprir sua missão, a Igreja, impulsionada pelo Espírito Santo, acolhe, reza a Palavra que salva, escuta os sinais dos tempos, revê práticas pastorais e discerne objetivos e caminhos.” Assim nos diz a apresentação das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para 2011-2015. Motivados por essas idéias nos propomos a realizar a nossa XXIIa Assembléia Arquidiocesana de Pastoral. Somos todos convocados, bispos, padres, religiosos e leigos para louvar o Senhor pelo caminhar de 400 anos de esforço pelo anúncio do Evangelho; a escutar os apelos urgentes de nosso povo hoje e ousar propor metas e apontar corajosamente para uma direção que reúna nossos anseios e esperanças e nos anime a somar as forças das nossas pastorais, para assim nos transformarmos em Igreja discípula, missionária e profética. Estudaremos as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2011 a 2015. Vamos aproximá-las da realidade da Igreja no Maranhão.
Data: 29 a 31 de julho de 2011 Local: Oásis As inscrições serão feitas na chegada ao Oásis.
Contribuição individual de R$ 70,00 reais. Horário: início às 15h do dia 29/07 – término às 12h do dia 31/07


Estão convocados: - Os Bispos –Todos os Padres – 1 leigo de cada paróquia – 10 Religiosos escolhidos pela CRB diocesana. – 1 representante de cada pastoral, organismo, movimento e comissão. – 1 representante dos candidatos ao diaconato permanente e dos ministros da Palavra. – Os estudantes do último ano de teologia. 1 Jovem pela Pastoral da Juventude. - Cinco Jovens pelo setor juventude.

Nossos assessores serão o Pe. José Adalberto Vanzella, que nos apresentará as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2011 a 2015; e o Pe. Pirmin Spiegel que falará sobre a mística e a missão nas Santas Missões Populares. Teremos dois estudos em sete grupos que serão formados por foranias, por coordenações pastorais, por movimentos, por organismos, por serviços ministeriais e pelos jovens.

Como na avaliação da Assembléia passada foi constatado que enviar um questionário para preparar a assembléia no quesito VER, não funciona, solicitamos que se faça uma leitura do Capítulo I “A realidade que nos interpela”, páginas 5, 6 e 7 do número especial de “Notícias da Arquidiocese” Diretrizes Pastorais da Igreja de São Luís, 2008-2010, e a partir dessa leitura se responda: “Que outros elementos podem ser acrescentados que estão marcando nossa realidade?”

O número 124 das Diretrizes Gerais (DGAE), nos lembra que: “Todo processo precisa ser preparado. Uma ação que não tiver um antes não terá um depois. Para desencadear um processo de planejamento pastoral, sua preparação começa pela sensibilização dos membros da comunidade eclesial sobre a importância da participação de todos...”


Atenciosamente,

Dom José Carlos Chacorowski,CM
Pela equipe de coordenação.


Fonte: Sítio da Arquidiocese de São Luis do Maranhão

terça-feira, 19 de julho de 2011

MORRE DOM HENRIQUE JOHANNPOTTER BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE BACABAL


É com imenso pesar que anunciamos o falecimento de dom frei Henrique Johannpotter.

A notícia é da Pascom Arquidiocesana:

Faleceu hoje, 19 de julho, após uma parada cardíaca, no Hospital São Domingos (São Luís - MA) Dom Frei Henrique Johannpotter, ofm,78a.

Dom Henrique foi Bispo da Diocese de Bacabal no período de 1989 a 1997, sendo o segundo Bispo daquela Diocese. Como Bispo Emérito Dom Henrique estava morando na cidade de Bacabal, na congregação dos frades menores.

O seu sepultamento está previsto para amanhã, 20 de julho, na cidade de Bacabal - MA.

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na pessoa de seu Arcebispo Dom Belisário da Silva e todo o povo de Deus, se solidariza com os irmãos da Diocese de Bacabal, em virtude da perda de Dom Henrique.




Fonte: Pascom Arquidiocesana

terça-feira, 5 de julho de 2011

CELEBRAÇÃO MARCA O PRIMEIRO ANO DA PARTIDA DE MARIO DAYVIT


Aconteceu ontem as 19:00hs na Igreja São José e São Pantaleão a celebração Eucarística que marcou o primeiro ano da partida de Mario Dayvit.

Pais, parentes, familiares e amigos lembraram a trajetória de vida do ilustre seminarista de nossa arquidiocese, que foi morto vítima de arma de fogo no dia 04 de julho de 2010.

A celebração foi presidida pelo padre Jadson e concelebrada pelo padre Orlando Ramos, Pe. Roney, Pe. Helio, pe. Heitor, Pe. Fausto e pe. Arão. Antes da celebração aconteceu o terço da paz motivado pelos seminaristas de Teologia e Filosofia.


A todos nos resta somente termos a firme esperança de um dia, com ele, estarmos sentados à mesa do Pai.

A familia que chora à perda sua perda, fica de nossa parte um sentimento de conforto e esperança em Deus que não desampara seus filhos, mas os consola e cuida de cada um.