Seguidores

sábado, 14 de maio de 2011

PADRES ENFERMOS NA ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS

Estimados irmãos e irmãs, coloquem em suas orações o Pe. Félix Inglês, Paróquia do Angelin, da nossa Arquidiocese de São Luís. Na semana passada fez a cirurgia do olho, em Belo Horizonte. Parece está enxergando um pouco. O outro olho parece continuar sem visão.

Também pelo Pe. Paulo Boumis, italiano, reitor dos seminários de Bacabal e Viana. Segundo seu ultimo e-mail do dia 11/05, dizia: "infelizmente a minha saude não está boa neste periodo e estou planejando uma temporada na Italia de três meses para consultas e terapias improrrogáveis. A labirintite e a cervical juntas estão-me incomodando bastante (junto a problemas de rins, fígado e coluna) e tenho a quase proibição médica de dirigir. " Pe. Paulo foi internado nesta quinta feira, 12/05, no Hospital UDI. Está no Apto 138.

A messe é grande e precisa de operários. Peçamos a Maria, Senhora da Saude, a sua intercessao por estes irmaos presbiteros e por todos os que sofrem enfermidades. Abençoado final de semana, com nosso carinho.

Pe. Antonio José

terça-feira, 10 de maio de 2011

DOM JOSÉ BELISÁRIO DA SILVA É ELEITO VICE PRESIDENTE DA CNBB


O arcebispo metropolitano de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva é o novo vice-presidente da CNBB. Ele foi eleito na manhã de hoje, no segundo escrutínio, com 215 votos, durante a 49ª Assembleia da CNBB, que acontece em Aparecida (SP), desde quarta-feira, 4.

Na primeira votação, dom Belisário alcançou 167 votos, mas eram necessário 183, equivalentes a dois terços do total de 274 votantes. Em segundo lugar ficou o arcebispo de Londrina (PA), com 18 votos.
Dom Belisário presidiu a Comissão que elaborou as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas ontem pela Assembleia.

Biografia no novo vice-presidente

Dom Belisário nasceu em 1945, em Carmópolis (MG). Foi ordenado padre em 1969 e bispo (2000) em sua terra natal.

Estudou Filosofia no Convento São Boaventura, em Dalto Filho (RS) e Teologia, no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais.

Foi vigário Paroquial, Reitor do Seminário Santo Antônio de Santo Dumont (MG), Definidor e Ecônomo Provincial, Professor de disciplinas em nível de 2º grau, professor de Psicologia Educacional em nível de 3º grau, Formador e Mestre de frades de profissão temporária. Antes de ser nomeado arcebispo de São Luiz, dom Belizário foi bispo de Bacabal (MA) de 2000 a 2005.

Seu lema episcopal é: “Invisibilem Tamquam Videns” (Como se visse o invisível).

Notícia veiculada no sítio: www.cnbb.org.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

EPISCOPADO BRASILEIRO ASSINA PETIÇÃO PARA A BEATIFICAÇÃO DE DOM LUCIANO

O arcebispo de Mariana e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou aos bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral que a partir de agosto a arquidiocese de Mariana dará início ao processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, morto no dia 27 de agosto de 2006.

Dom Geraldo solicitou que os bispos assinassem a petição da beatificação a ser encaminhada à Santa Sé. Os mais de 300 bispos acolherão a notícia com uma grande salva de palmas.

Segundo Dom Geraldo, somente após a aprovação do pedido pela Santa Sé é que a arquidiocese poderá instalar o tribunal que conduzirá o processo de beatificação.

O tempo determinado para entrar com o pedido de instauração do processo de beatificação de uma pessoa é de cinco anos após sua morte.

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006), e também secretário e presidente da CNBB por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções.


Estimado por todo o episcopado brasileiro, Dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

FONTE: CNBB e Portal A12.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

49ª ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB


Teve início hoje a 49ª Assembléia Geral da CNBB. Dentre as diversas discussões que ocorrerão nestes dias em que nossos bispos estarão reunidos é a aprovação das DGAE - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 - 2015.
Veja a notícia postada no blog da CNBB a respeito deste primeiro dia de Assembléia:

Na primeira coletiva de imprensa da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na tarde desta quarta-feira, 4, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, que é presidente da Comissão Episcopal do Tema Central 1: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o próximo quadriênio (2011-2015), explicou que o documento, a ser aprovado nesta Assembleia, tem o papel de “inspirar” a ação pastoral da Igreja no Brasil.
“As Diretrizes Gerais são uma espécie de plataforma de governo da nova presidência da CNBB. Elas serão fonte de inspiração para a Conferência e para as Igrejas Particulares de todo o Brasil”, disse o arcebispo. De acordo com ele, as novas diretrizes terão “um texto enxuto inspirado em cinco urgências pastorais: Igreja em Estado Permanente de Missão; Igreja – casa de iniciação cristã; Igreja fonte de animação bíblica; Igreja Comunidade de Comunidades; Igreja a serviço da vida plena no mundo”.
Dom Belisário destacou o primeiro item “Igreja Permanente em Estado de Missão”, como indispensável para a manutenção da essência da vida da Igreja. “A natureza e essência da Igreja é a missão e por isso nas Novas Diretrizes a temática é abordada no primeiro item para que seja fonte ampla de inspiração para a Igreja”, destacou.
Questionado sobre o crescimento de outras religiões e uma possível preocupação da Igreja Católica quanto a isso, dom Belisário ressaltou que a Igreja está concentrada, apenas, no cumprimento da missão deixada por Jesus. “A Igreja é uma das forças sociais que existem. Não é hegemônica e nós não queremos reduzir a mensagem evangélica a produto para consumidores”.
O anfitrião do evento, o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), dom Raymundo Damasceno Assis, falou da alegria de todo o Santuário Nacional em receber a AG da CNBB. “Estamos felizes pela realização da Assembleia aqui, nos braços da mãe Aparecida e já estamos percebendo que os bispos se sentem em casa porque estão na casa da Padroeira do Brasil”, disse o arcebispo.

Sobre o item que aborda a missão permanente da Igreja, nas DGAE, dom Damasceno concordou com as colocações de dom Belisário. “Queremos uma Igreja missionária que vai em busca das pessoas porque essa é sua natureza primeira que responde ao mandato do próprio Jesus Cristo que disse ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a Criatura’”, sublinhou o cardeal. A 49ªAG segue até o próximo dia 13 de maio.


FONTE: Blog da CNBB

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FESTA DE BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II


Santo súbito! Santo já! Eis o grito da multidão na praça São Pedro há seis anos, quando no velório e missa de corpo presente o povo pedia que o papa polonês, Karol Wojtyla, fosse declarado santo o mais rápido possível. E assim se fez. Em pouco mais de quatro semanas após sua morte, em 25 de abril de 2005, o papa Bento XVI autorizou a abertura do processo de beatificação do papa Polonês.

Mais de 1 milhão de pessoas assistem a beatificação do papa João Paulo II

A irmã francesa Marie Simon Pierre, curada pela intercessão de Wojtyla, milagre que o levou à beatificação, carrega a relíquia de João Paulo II, uma ampola com seu sangue, coletado antes de morrer.

Hoje a Igreja se reúne para celebrar essa data memorável. E, mais de 1 milhão de cristãos católicos vindos de diversas partes do mundo se reúnem outra vez na praça São Pedro para celebrar sua beatificação.


A festa de beatificação, que começou ontem com uma vigília de oração promovida pela diocese de Roma no Circo Máximo, nas ruínas do estádio que durante o Império Romano reunia 200 mil espectadores nas corridas de bigas, terá seu ponto alto na missa presidida por Bento XVI, a partir das 10 horas (5 horas de Brasília), na Praça de São Pedro. À tarde, os restos mortais de João Paulo II ficarão expostos para veneração, até o último devoto, na Basílica de São Pedro. Fechando as cerimônias, o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, celebrará amanhã missa de ação de graças, na mesma praça.
Foto Oficial de João Paulo II

Após a beatificação, os restos mortais ficaram na basílica durante o restante do dia para veneração

A delegação brasileira é encabeçada por seis cardeais: Odilo Scherer (São Paulo), Raymundo Damasceno Assis (Aparecida), Geraldo Majella Agnelo (arcebispo emérito de Salvador), Cláudio Hummes (prefeito emérito da Congregação para o Clero), Serafim Fernandes Araújo (arcebispo emérito de Belo Horizonte) e José Freire Falcão (emérito de Brasília). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é representada pelo arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, e o governo brasileiro, pelo vice-presidente, Michel Temer.

Fotos: IHU online.